AEBP realiza Curso Insígnia da Madeira para o Ramo Lobinho no Grupo Escoteiro Tacaúnas em São Paulo

By on 23 de janeiro de 2017

Entre os dias 13 e 19 de Janeiro de 2017 a AEBP promoveu na sede do Grupo Escoteiro Tacaúnas, no Parque Modernista, São Paulo, o primeiro curso de Insígnia da Madeira direcionado ao Ramo Lobinho.

Este evento formativo permitiu aos cursantes (adultos do Movimento Escoteiro) a vivência do método escoteiro aplicado aos lobinhos já que, em virtude de solicitação do próprio B.P. a Vera Barclay, o ramo Lobinho deveria ser completamente diferente em sua mística e práticas sem, contudo, se perder nas divagações de uma atividade sem propósito, tendo como elemento de cena os ensinamentos contidos no Livro da Jângal, de Rudyard Kippling. Neste sentido, o Ramo Lobinho com todas as suas particularidades permite aos adultos a atuação mais proximal com relação ao desenvolvimento das crianças, atendo-se ao Método Escoteiro no que se segue:

  1. Aceitação das Leis e da Promessa;
  2. Aprender fazendo;
  3. Vida em equipe;
  4. Marco simbólico;
  5. Participação de adultos;
  6. Sistema de progressão;
  7. Vida ao ar livre.

Os lobinhos, enquanto sujeitos em desenvolvimento necessitam de uma atenção especial à medida em que estão na zona crítica de desenvolvimento, isto é, o período mais propício ao desenvolvimento integral do ser, enfocando não apenas nas relações de corporeidade, mas também de caráter, sociabilidade, espiritualidade, intelectualidade. Extrai-se daí a necessidade de se trabalhar as bases a fim de que os frutos que se seguem sejam favoráveis ao desenvolvimento de uma nação justa, fraterna e igualitária, com valores louváveis e respeito às diferenças.

O Curso permitiu um grande passo na integração do escotismo latino americano já que participaram membros da Argentina, Brasil e Colômbia (o Diretor do curso, Benjamin), demonstrando que para além das convenções, o Movimento Escoteiro é um grande evento de congregação de espíritos em favor do próximo. Contamos ainda com a presença ilustre do Chefe Orlando, compartilhando de suas experiências e permitindo aos cursantes uma organização de pensamento mais lógica e comprometida com o Movimento, os jovens e a Pátria.

A todos e todas, Sempre Alerta Para Servir o Melhor Possível!