A alcateia é uma unidade viva!

By on 9 de maio de 2017

Melhor Possível aos lobinhos, Sempre Alerta Para Servir aos escoteiros e escotistas!

Pensar na identidade do Ramo Lobinho é ter o compromisso em estabelecer desafios a uma infância já apinhada de informações (algumas úteis, outras nem tanto) e como devem conduzir sua vida baseada no respeito, no cuidado com o próximo, com o exercício do que afirma dizer. O lobinho tem como compromisso não ouvir e ceder aos seus impulsos primários, isto é, ele ouve sempre os Velhos Lobos, pois a sabedoria ancestral o ajudará na condução de sua vida tanto na alcateia quanto no seu convívio familiar e social.

Como queremos jovens que tenham empatia, isto é, sejam solidários e se coloquem no lugar dos outros ao invés de serem apenas pessoas egoístas e ensimesmadas, o cumprimento ao segundo artigo da Lei da Jângal nos diz que ele deve pensar primeiro nos outros. Isso tem um fundamento de que os nossos jovens precisam estar engajados com o bem estar de seus irmãos no mundo. Decerto é difícil em nossa sociedade que demonstra a necessidade de ter, acumular, se vangloriar disso e passamos a exigir que a criança tenha consciência de que seus atos ultrapassam sua própria pessoa e se estende às demais pessoas.

Os lobinhos, desde muito jovem na floresta, precisam abrir bem seus olhos e ouvidos, isto é, precisam estar sempre atentos às situações para que não se metam em problemas e possam conhecer a extensão da floresta, orientado pelas instruções dos Velhos Lobos. Tudo isso se justifica porque há perigos na floresta e os lobinhos precisam aprender a conviver com eles para que possam desenvolver-se ao final.

Por uma questão óbvia o lobinho deve estar limpo e estar sempre alegre. A vida ao ar livre exige que tenhamos cuidado com nosso corpo para evitar doenças, por isso os cuidados com a higiene são primordiais: banho bem tomado, unhas limpas e aparadas, dentes escovados, cabelos penteados, uniformes bem limpos e organizados, todos esses princípios fazem parte da Lei. Além disso, o lobinh0 deve estar sempre alegre. Não se trata de um estado de euforia em que não haja momentos tristes na vida, mas o compromisso de fazer o melhor possível para tornar o ambiente em que estamos cada vez mais tranquilo e leve. O lobinho simboliza também esta pureza, esta qualidade de tornar o mundo mais agradável aos que o cercam.

Contribuindo para a sociedade, espera-se que o lobinho seja reto de coração, justo em suas colocações e aprenda a conviver com sua equipe sem que levante falso contra os seus. Por isso o lobinho diz sempre a verdade e faz dela seu maior aliado para viver bem. Abominar a mentira e os desvios de caráter são compromissos que todo lobinho faz ao realizar sua promessa!